Andador Infantil: Uma interferência que atrapalha o neurodesenvolvimento.

A fonoaudiologia baseada no Método Padovan, recapitula todo o processo pelo qual o nosso Sistema Nervoso passa, promovendo uma reestruturação das sinapses nervosas e colaborando muito para um bom funcionamento de todas as funções. E ao contrário do que se imagina, o andador é um grande inimigo no desenvolvimento do Sistema Nervoso infantil.

A falsa ideia de que através dele o bebê consegue dar os primeiros passos, faz com que as crianças tenham um atraso importante no seu desenvolvimento. Isso acontece, pois para ter um desenvolvimento adequado, a criança precisa passar por todas as etapas do seu desenvolvimento. Isso significa passar e estruturar muito bem todas as experiências que precedem o andar: sustentar a cabeça com força no tronco, rolar, rastejar, engatinhar, ficar ereto com força nos membros inferiores para sustentar o próprio corpo, manter o equilíbrio e, enfim, conseguir andar.

No caso do uso do andador, tudo isso é feito por ele: É o andador que sustenta o corpo do bebê, ele que se desloca e dá um duvidoso equilíbrio à criança.

Por conta de tudo isso, o posicionamento das pernas dos bebês nesses andadores, favorecem negativamente um arqueamento das pernas e no final de tudo, o que geralmente se alcança é um atraso em todo processo de desenvolvimento.

Na matéria a seguir, você terá mais informações sobre como o uso de andadores infantis pode interferir negativamente no desenvolvimento da criança.

Clique Aqui: Pediatras fazem campanha para abolir andadores de bebê

Fga. Fabiana Conde Klann

Especialista em Motricidade Orofacial pelo Método Padovan de Reorganização Neurofuncional

(11) 9.7229-8534

(11) 3596-6407

voltar