Andador Infantil e o Neurodesenvolvimento: Uma Interferência

Andador Infantil e o Neurodesenvolvimento: Uma Interferência

Andador Infantil e o Neurodesenvolvimento: Uma Interferência

A fonoaudiologia baseada no Método Padovan, ao recapitular todo o processo pelo qual o nosso Sistema Nervoso passa, promove uma reestruturação das sinapses nervosas, o que contribui significativamente para um bom funcionamento de todas as funções.

Contrariamente ao que se imagina, o andador é considerado um grande inimigo no desenvolvimento do Sistema Nervoso infantil.

A falsa ideia de que através dele o bebê consegue dar os primeiros passos faz com que as crianças enfrentem um atraso em seu desenvolvimento.

Isso ocorre porque, para ter um desenvolvimento adequado, a criança precisa passar por todas as etapas do seu desenvolvimento que precedem o andar

Sustentar a cabeça com firmeza no tronco, rolar, rastejar, engatinhar, ficar ereto com firmeza nos membros inferiores para sustentar o próprio corpo, manter o equilíbrio e, finalmente, conseguir andar.

No caso do uso do andador, o bebê realiza todas essas ações: ele sustenta seu próprio corpo, se desloca e obtém um equilíbrio duvidoso. (Andador Infantil e o Neurodesenvolvimento: Uma Interferência)

Por conta de tudo isso, o posicionamento das pernas dos bebês nesses andadores, favorecem negativamente um arqueamento das pernas e no final de tudo, o que geralmente se alcança é um atraso em todo processo de desenvolvimento.

Na matéria a seguir, você terá mais informações sobre como o uso de andadores infantis pode interferir negativamente no desenvolvimento da criança.

Clique Aqui: Pediatras fazem campanha para abolir andadores de bebê

Fga. Fabiana Conde Klann

Especialista em Motricidade Orofacial pelo Método Padovan de Reorganização Neurofuncional

(11) 9.7229-8534

(11) 3596-6407

 

voltar