RESPIRADORES ORAIS

Respirador Oral x Respirador Nasal

A Respiração é uma função muito importante para o corpo. Através dela podemos fazer a troca gasosa vital entre oxigênio e gás carbônico. Fisiologicamente falando,
ela deveria ocorrer principalmente através das nossas narinas, já que o ar, quando entra por elas, é umedecido, filtrado e aquecido.
As consequências da respiração oral são inúmeras:
* Alteração da saúde em geral: processos alérgicos (Rinite, Sinusite), hipertrofia (aumento de um órgão) das amídalas, hipertrofia das adenoides, doenças do ouvido (otites), apneia (do sono também).
* Alteração psico-emocional e de comportamento: podem ser confundidas com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, pois ocorrem falhas na atenção, impulsividade, hiperatividade, cansaço, desinteresse por esportes, labilidade emocional (mudança de humor: choro, irritação).
* Alterações estéticas e funcionais: faces adenoideanas (rosto alongado, dentes incisivos salientes e agrupados, maxila pouco desenvolvida, lábio superior curto, lábios entreabertos, as narinas são mais elevadas e estreitas, seixos maxilares pouco desenvolvidos, amídalas e adenoides aumentadas, o palato tem a forma de um arco e, por consequência ocorrem desvios das funções de mastigação e deglutição.
* Alterações posturais: postura inadequada , abdômen avolumado, tendência a pés chatos,

O fonoaudiólogo, através da aplicação da terapia fonoaudiológica baseada no Método Padovan, promove a estimulação adequada ao paciente, através dos exercícios corporais e das Funções Reflexo-Vegetativas-Orais (respiração, sucção, mastigação e deglutição).

Fga. Fabiana Conde Klann

Especialista em Motricidade Orofacial pelo Método Padovan de Reorganização Neurofuncional

(11) 9.7229-8534

(11) 3596-6407

voltar