consequências da respiração oral

As consequências da respiração Oral

Respirador Oral x Respirador Nasal

Quais as consequências da respiração Oral?

A Respiração é uma função muito importante para o corpo. Através dela podemos fazer a troca gasosa vital entre oxigênio e gás carbônico. Fisiologicamente falando, ela deveria ocorrer principalmente através das nossas narinas, já que o ar, quando entra por elas, é umedecido, filtrado e aquecido.

As consequências da respiração oral são inúmeras:

  • Processos alérgicos (como rinite e sinusite), hipertrofia das amídalas, hipertrofia das adenoides, doenças do ouvido (como otites) e apneia do sono podem afetar a saúde em geral.
  • A alteração psico-emocional e de comportamento pode ser confundida com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, devido a falhas na atenção, impulsividade, hiperatividade, cansaço, desinteresse por esportes e labilidade emocional (mudança de humor: choro, irritação).
  • As alterações estéticas e funcionais incluem características como faces adenoideanas (rosto alongado, dentes incisivos salientes e agrupados, maxila pouco desenvolvida, lábio superior curto, lábios entreabertos, narinas mais elevadas e estreitas, seixos maxilares pouco desenvolvidos, amídalas e adenoides aumentadas), o que resulta em um palato com forma de arco e, consequentemente, desvios das funções de mastigação e deglutição.
  • As alterações posturais incluem postura inadequada, abdômen avolumado e tendência a pés chatos.

O fonoaudiólogo aplica a terapia baseada no Método Padovan, estimulando o paciente com exercícios corporais e reflexo-vegetativos-orais, como respiração, sucção, mastigação e deglutição.

Fga. Fabiana Conde Klann

Especialista em Motricidade Orofacial pelo Método Padovan de Reorganização Neurofuncional

(11) 9.7229-8534

(11) 3596-6407

 

voltar