A Importância da Sucção

A Importância da Sucção

Inúmeras são as discussões acerca da amamentação no seio materno e a importância de uma boa sucção. Nos dias de hoje muitas mulheres, ou por falta de tempo, comodidade ou medo da estética, optam pelo tal complemento à amamentação. As fórmulas estão cada vez mais em moda e entram na alimentação do recém-nascido cada vez mais cedo. Sim, algumas mulheres acham que o leite é fraco e insuficiente para a alimentação plena de seu filho. Outras sentem-se extasiadas com o tempo que a amamentação demanda e delegam tal função à outra pessoa. Há também as mulheres que, por conta do trabalho, não conseguem suprir todas as suas tarefas e solicitam ajuda à outros abrindo mão do aleitamento materno. Vamos esclarecer algumas dúvidas:

O leite materno é a forma mais importante de alimentação até pelo menos os seis meses de vida de um bebê. Ele contém vitaminas, anticorpos e nutrientes que a criança precisa para o seu desenvolvimento.

Além disso, há um trabalho ósseo-muscular muito importante que prepara e fortalece essas estruturas. No futuro, será a boa sucção que irá proporcionar um desenvolvimento adequado das arcadas dentárias, bem como de todos os órgãos e estruturas que participam da respiração, sucção, mastigação e deglutição. Será fundamental para a preparação de todas as estruturas orofaciais participantes da fala e uma boa comunicação.

A relação de carinho entre mãe e bebê aqui também é fundamental e já é possível perceber comportamentos muito importantes do bebê nesse contato. Por isso mamãe aproveite…. Esse momento é único…. É só seu!!!

Fga. Fabiana A. P. Conde Klann

voltar