Conheça o método

O Método Padovan de Reorganização Neurofuncional foi desenvolvido pela Fonoaudióloga Beatriz Padovan. O Método tem como princípio recapitular as fases do desenvolvimento humano, desde os os primeiros movimentos motores de um bebê (posição horizontal) até a posição vertical ereta, tendo como diretriz as importantes fases do andar, falar e pensar.

O objetivo é aumentar as conexões sinápticas, fortalecendo os caminhos naturais das sinapses, e/ou criando novos caminhos (plasticidade neural) caso haja obstrução ou falha na condução dos mesmos. Tem como princípio a realização de exercícios corporais pertencentes aos movimentos neuro evolutivos. Na seqüência são executados os exercícios das funções orofaciais: respiração, sucção, mastigação, deglutição e verbalização/fala.

Sendo assim, é aplicável em todas as faixas etárias e, não somente em casos de reabilitação, mas também nos de habilitação e prevenção de possíveis alterações e desordens neurológicas.

A criadora do método padovan

Beatriz Padovan

Beatriz Padovan formou-se em Pedagogia e era professora na Escola Waldorf. Ao longo de suas jornadas percebeu que algumas crianças apresentavam dificuldades na aprendizagem, especialmente a Dislexia. Foi aí que ela decidiu buscar mais conhecimento a respeito e iniciou seus estudos na UNIFESP, cursode Fonoaudiologia.

Ela se formou, mas achou que deveria aprimorar mais ainda os seus conhecimentos. Estudou Rudolf Steiner, em especial uma conferência intitulada "Andar, falar e pensar" e percebeu que esse estudo lhe apresentara muitas premissas importantes para lidar com as dificuldades apresentadas por aqueles alunos. E foi além.... Estudou Temple Fay e aprofundou-se no estudo do funcionamento do sistema nervoso. As leituras a respeito de Doman e Delacatto fizeram parte desse belo estudo.

Foi convidada a trabalhar com o Dr. Interlandi, no curso de Odontologia da USP e lá aprofundou seus conhecimentos a respeito das funções orofaciais e da Mio-terapia Funcional; além de aluna, foi professora do curso.

Daí para frente desenvolveu o seu próprio método. Na observação do funcionamento corporal, do desenvolvimento motor e da belíssima relação entre o Andar, o Falar e o pensar entendeu, conceituou e nos ensinou a perfeita correlação entre estas funções.

Eis a nossa mestra.... Que espalhou pelo mundo o seu conhecimento e não se cansa de ensinar. Obrigada Beatriz Padovan por nos permitir ir além em nosso conhecimento, por propagar o seu trabalho em tantas nações e por sermos os seus tentáculos (como a senhora mesma diz) e por podermos perpetuar o seu legado diariamente em nossos atendimentos.

Fique por dentro

Acompanhe nossos artigos

Você sabe o que esperar em cada fase do desenvolvimento do seu filho?

Essa tabela mostra o que a criança já é capaz de fazer em cada

mais informações

RESPIRADORES ORAIS

A Respiração é uma função muito importante para o corpo. Através dela

mais informações