Fabiana Conde Klann
Conheci o Método Padovan em 1986. Em 2003, me formei Bacharel em fonoaudiologia pela PUC-SP. Durante a vida acadêmica, já mostrava aptidão pelo estudo da neurologia, o que acentuou a minha vontade em voltar à clínica de Beatriz e procurar a formação pelo Método Padovan.
Fiz o curso de formação e um ano de estágio. Daí, então, passei a trabalhar nas clínicas de Beatriz Padovan. Iniciei a especialização e me tornei especialista em Motricidade Orofacial pela Pró-Sinapse - Método Padovan de Reorganização Neurofuncional. Em junho de 2016, aproveitei a minha bagagem prática de 13 anos de atendimento e retomei os estudos.
Fiz toda formação novamente, com uma experiência incrível e muito diferenciada. Após esses anos todos, me certifico e verbalizo, que se não fosse esse método, muito provavelmente, não seria mais fonoaudióloga.
Reforço, recomendo e tenho a certeza de que o método é extraordinário por todos os relatos de pais/responsáveis e por vivenciar a evolução de cada paciente que chega para os meus cuidados. Sigo confiante e realizada nessa missão.
A importância da Fonoaudiologia
Muitas pessoas ainda desconhecem o trabalho de um (a) fonoaudiólogo (a). Na verdade, porque não sabem da abrangência do nosso trabalho. Por muito tempo entendia-se que se procurava um atendimento fonoaudiológico para aprender a falar. Logo, os pacientes que chegavam até nós apresentavam dislalia (trocas e omissões fonêmicas na fala), gagueira (alteração na fluência da comunicação verbal e disfonia (alterações na produção da voz).
Com o passar do tempo, as pessoas foram tendo o conhecimento da abrangência de atendimento desse profissional, especialmente o fonoaudiólogo especialista em motricidade oral pelo Método Padovan. Nesse caso podemos dizer que esse profissional é capaz de identificar e tratar as alterações relacionadas à fala e linguagem, seja ela qual for. Partindo daquelas citadas acima, podemos considerar também:
• as dificuldades na linguagem oral, seja ela de que natureza for,
• as dificuldades escolares na leitura e na escrita (Dislexia),
• o transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
• as consequências motoras (finas e globais) provenientes de Acidente Vascular Cerebral e Encefálico, que vai além da marcha, equilíbrio e destrezas manuais, como alteração na fala (Disartria), alteração na sucção e na capacidade de deglutir (Disfagia)
• as alterações de fala e linguagem que acompanham síndromes diversas, tais como Down, West, Joubert entre outras tantas
• os pacientes com diagnóstico de Autismo e o tratamento não somente do que concerne à fala e linguagem escrita, mas também o contato de olho, as relações interpessoais, as alterações sensório-motoras, a diferenciação do EU e o mundo
• as alterações nos pacientes diagnosticados com Alzheimer e o nosso trabalho em desacelerar o processo de uma patologia neurodegenerativa que afeta a fala e a linguagem gráfica desses pacientes, considerando todo o contexto relacionado à memória, noção de tempo e espaço, o ir e vir e as tarefas diárias.
• as doenças degenerativas como um todo
• os casos de paralisia cerebral
• os casos de microcefalia
• atrasos no desenvolvimento
• os casos das alterações provenientes de traumatismos crânio-encefálicos
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