Alterações na Fala – Interferência na Escrita
Alterações Fala Interferência Escrita
A fala é o instrumento de comunicação oral utilizado por cada indivíduo. Ela é composta por unidades sonoras, chamadas FONEMAS. O conjunto de fonemas, organizado de acordo com as normas estabelecidas em cada idioma, desempenha um papel fundamental na facilitação da fala e na compreensão mútua.
A fim de alcançar uma fala eficaz, é imprescindível dominar o uso dos órgãos que originalmente desempenham outras funções, como respiração, sucção, mastigação e deglutição. Em outras palavras, para alcançar uma comunicação oral precisa e clara, é essencial que os órgãos envolvidos, como a boca, o nariz, os lábios, a língua, os dentes e as cavidades oral e nasal, estejam em perfeito estado de funcionamento.
Se uma das funções citadas acima estiver inadequada, muito provavelmente também haverá alteração na fala. Na infância, o que pode interferir diretamente na aquisição da fala com produção correta, pode ser:
Chupar o dedo e chupeta;
Usar bico inadequado de mamadeira;
Alteração em algum órgão oral ou nasal;
Alterações auditivas;
Produção incorreta de palavras ditas às crianças.
Assim, é sempre importante estar atento à criança e em qualquer sinal de alteração (Alterações Fala Interferência Escrita), procurar um profissional habilitado. Lembrando que, além de muitas vezes incomodar sonoramente, essa dificuldade pode futuramente interferir na escrita.
Fga. Fabiana Conde Klann
voltar