O Desfralde – Um assunto que gera muitas dúvidas.
O Desfralde é um assunto que gera muitas dúvidas. Muitas mães se questionam e não sabem o momento exato de fazê-lo. O fato é que quem mostra a hora certa é a própria criança. É preciso estar sempre atento aos sinais.
Geralmente o desfralde vesical diurno ocorre primeiro que o noturno e o anal noturno primeiro que o diurno. Entre 1 ano e meio e 2 anos de vida pode -se começar a verificar se a fralda está seca ao acordar, por exemplo.
Permitir que a criança tenha fácil acesso a um penico ou vaso com redutor facilita a procura da criança pelo local correto. Há adeptos do penico, já que ele pode ser levado a qualquer lugar, sem causar estranhamento e medo por parte da criança.
Outras pessoas preferem usar diretamente o vaso com redutor, para que haja uma adaptação direta ao local que a criança deverá fazer as suas necessidades ao longo da vida. Há quem faça o uso dos dois… Já pensou o quanto é útil ter um penico como um acesso fácil em uma viagem? Mas o que quero destacar aqui é o que fazer para ajudar a criança a alcançar esse controle. Cadeiras, bancos, carrinhos, chiqueiros e colo (em demasia) são grandes inimigos dessa história toda… Aliás, esses itens são inimigos para o desenvolvimento motor como um todo.
A criança precisa de chão… Sim, contato com o chão, mesmo que seja forrado com piso emborrachado, tapete ou edredom. Não existe nada mais estimulador do que ela desbravar o que está ao seu redor. Brincar de cócoras é outra ação que se deve estimular ao máximo…. Você já parou para pensar e observar em que posição as crianças indígenas brincam? E em que posição as índias trabalham? Pois bem essa posição fortalece a musculatura abdominal e ajuda substancialmente o controle esfincteriano. Chão para as crianças… Elas irão adorar!
Fga. Fabiana Conde Klann
voltar